Home / Origem

Origem

A DOE – Desenvolvimento Organizacional e Educacional, fundada em 1977, tem por objetivo oferecer às organizações assistência técnica, a nível de desenvolvimento organizacional, Qualidade Total, recursos humanos, informática, produção audiovisual e videocassete, através de uma concepção sistêmica.

Propõe-se atuar junto às empresas públicas e privadas e instituições de ensino quanto à dinâmica organizacional e Qualidade Total, frente aos processos de mudança atual em todos os segmentos da vida moderna estimulando ou criando processos de desenvolvimento de seres humanos para Qualidade Total, através de cursos fechados, seminários e atividades afins. Este propósito se consolida pela execução de programas para as áreas diretamente ligadas à Gestão empresarial, pela realização de diagnósticos organizacionais e pela prestação de serviços de consultoria em administração. Como decorrência e prolongamento desta proposta básica, se alinharão programas de treinamento e/ou desenvolvimento para os diferentes escalões técnicos, administrativos e operacionais das empresas assistidas pelo DOE, assim como serão realizados estudos e pesquisas de interesse, principalmente para pequenas, médias e grandes empresas.

Em 17 de agosto de 1987 foi criado o IERJ – Instituto de Informática e Educação do Rio de Janeiro, entidade educacional, mantida pelo Desenvolvimento Organizacional e Educacional para desenvolver cursos profissionalizantes e pós-graduação.

Esta proposta está assentada na convicção de que o desenvolvimento de seres humanos é tão importante para o desenvolvimento das Organizaçõess quanto aos fatores financeiros e tecnológicos. Sendo assim, todo e qualquer projeto nesta deve ter como respaldo a atualização de conhecimentos, isto é, o processo de Educação Permanente.

Essa preocupação teve início em 1969, quando se preparou o primeiro programa de Pedagogia na Empresa a nível regional. Em 1978, houve seu lançamento nacional em Curitiba e no mesmo ano ocorreu no Rio de Janeiro o 1º Seminário Nacional da Função do Pedagogo na Empresa.

Todos esse trabalho pioneiro do Prof. Ernande Monteiro Ferreira teve inpicio com uma pesquisa patrocinada pelo Professor Gilberto Ferraiolo e Marcos Expedito Cândido Gomes, Diretor da Mala Direta Internacional.

Portanto, lhe dá o direito e mérito de ser considerado o Pai da Pedagogia na Empresa, pois nos registros de pesquisas não consta que outro profissional tenha lançado tal programa. Temos, em São Paulo, um trabalho a nível de Supervisão Educacional na Empresa, levantado com grande mérito pelo Professor José Augusto Minarelle, que foi transformado em habilitação no Curso de Pedagogia.

Em 1977, surge a DOE, que vem a ser a primeira empresa no Brasil que tem como um dos seus objetivos o de preparar profissionais na área de Pedagogia para atuar no campo empresarial, especificamente na Área de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal.

O Deputado Federal João Faustino é autor do projeto que dispõe sobre a Obrigatoriedade da presença do Pedagogo nas Empresas. O Projeto especifica a obrigatoriedade em Admissão no seu quadro de pessoal para atuar como Orientador Pedagógico, dando assistência Educacional ao empregado.

Embora no setor de Ensino propriamente dito o Pedagogo não seja valorizado como deveria, hoje há novas aberturas no mercado de trabalho para esses profissionais.