Home / Introdução

Introdução

INTRODUÇÃO.

Esse trabalho apresenta uma contribuição para os profissionais de Pedagogia, Desenvolvimento de Seres Humanos e Qualidade Total, onde terão uma fonte para uma práxis empresarial.

Desde 1969, vivo a prática da Pedagogia na Empresa, onde percebi a extensão do trabalho do Pedagogo, além do sistema escolar e universitário.

Em todas as discussões, podemos notar que a falta de mãe-de-obra especializada no país é uma constante, devido a um processo de educação falido, onde o sistema educacional não atende à realidade organizacional do país em função do seu crescimento e desenvolvimento tecnológico.

Nesse contexto, o Pedagogo pode atuar no sistema organizacional, na área de Seres Humanos e Qualidade Total, especificamente em treinamento e desenvolvimento de pessoal, com objetivo de desenvolver a mão-de-obra e aumentar a sua integração com o meio cultural, organizacional e profissional, e também como multiplicador e/ou facilitador dos conceitos da Qualidade Total.

Essa posição que defendo em Pedagogia na Empresa tem sido debatida amplamente em várias capitais do país, tornando-se em algumas faculdades uma cadeira eletiva e, até mesmo em habilitação, o que me coloca muito à vontade para desenvolver e continuar difundindo essa proposta através de artigos, seminários, palestras e com o curso de Formação em Pedagogia na Empresa, que foi lançado em 1974 e continua crescendo até hoje.

Esse trabalho não chegaria onde chegou se não existisse a força, carinho, dedicação e apoio da Profª. Orcelia Gonçalves Ferreira, a quem agradeço.

Ernande Monteiro Ferreira.