Home / Artigos / Tecnologia Social

Tecnologia Social

Tecnologia Social compreende produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com comunidade e que representam efetivas soluções de transformação social.
É um conceito que remete para uma proposta inovadora de desenvolvimento, considerando a participação coletiva no processo de organização, desenvolvimento e implantação. Esta baseado na disseminação de soluções para problemas voltados a demandas de alimentação, educação, energia, habitação, renda, recursos, hídricos, saúde, meio ambiente, dentre outras.
As tecnologias sociais podem aliar saber popular, organiza social e conhecimento técnico-científico. Importa essencialmente que sejam efetivas e reaplicáveis propiciar desenvolvimento social em escala.
São exemplos de tecnologia social: o clássico soro caseiro (mistura de água, açúcar e sal que combate a desidratação reduz a mortalidade infantil); as cisternas de placas pré-moldadas que atenuam os problemas de acesso a água de boa qualidade à população do semi-árido, entre outros.
 
Fonte: Fundação Banco do Brasil

About pedago

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code